segunda-feira, 22 de junho de 2009

A situação do Irã e o que nós temos a ver com isso.

Nesta segunda-feira, o Conselho de Guardiões do Irã (aqueles que podem mandar de verdade no país, e de fato fazem) admitiu que houve votos a mais nas últimas eleições, eleições estás que levaram a conflitos sangrentos entre as forças de defesa do país e os contrários a reeleição do presidente Ahmadinejad. Agora eles irão analisar se esses votos a mais influenciaram ou não o resultado das eleições.

Foram cerca de 3 milhões de votos a mais!!!!!

Mas o que isso tudo tem a ver com você ou comigo. Certo, a pelo menos três coisas que você, leitor, deve saber sobre o conflito que se estabeleceu nesses últimos dias no Irã:

1) O Irã vive sobre regime de ditadura, apesar de existirem eleições, não há liberdade, nem de imprensa, nem de expressão, nem de nada na verdade. Se acahrem que você pode ser uma ameaça por lá vão te prender arbitrariamente sim;

2) As autoridades de lá tem culpado as "influências" estrangeiras de estarem causando confusão e de estarem tentando incriminar o governo pelas mortes de manifestantes que tem acontecido por lá;

3) A internet está tendo um papel fundamental na divulgação do que anda acontecendo por lá, porque o governo, como já dito, tem reprimido ferozmente a divulgação dos últimos acontecimentos do país para o resto do mundo, com reporteres estrangeiros praticamente presos em seus hotéis e repórteres iranianos sendo presos.

Agora, depois de todas essas informações de mortes, restrição de liberdades e influência da internet nessa história (afinal se você está lendo isso, tem acesso a esse tipo de informação) você achar que não tem nada a ver com isso (afinal é tudo tão distante de você e ditadura é coisa que não existe no Brasil né!) só tenho um conselho:

Continue assistindo Caminho das Índias. Afinal o Raj e Maya precisam realmente da sua atenção.

Mas se vc se interessou de verdade (e pensa que certas coisas podem acontecer em qualquer lugar) recomendo a leitura do blog do Pedro Doria que tem cubrido os acontecimentos do Irã de longe por meio das redes sociais (o Twitter, sendo uma das principais) e de blogs na internet e também do que tem conseguido vazar pra imprensa internacional.

Té +.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

visitas